Nosso Ritual
O que conhecemos hoje popularmente como Umbanda é um aglomerado de diversos ritos pré e pós Zélio de Moraes, o Codificador e não Criador da Umbanda.
A palavra de Mbanda, de origem na língua kikongo, tem o significado de Cura, para vários Povos de origem africana a Cura está ligada tanto aos elementos físicos como aos elementos espirituais. Então partindo desse entendimento, as Medicinas Ancestrais tratavam tanto o corpo como o espírito, dessa forma os sacerdotes, curandeiros, feiticeiros, eram praticantes de Mbanda.
Por motivos variados, inclusive o racismo, a palavra Umbanda teve diversas traduções baseadas em diversas culturas, menos na sua cultura original, africana e preta.
Sendo assim, todos os cultos anteriores ao fundado por Zélio, ao notarem que o culto dele não sofria as mesmas perseguições que os demais, passaram também a se chamar Umbanda.
Por esse motivo existem ritualísticas tão distintas nas Umbandas atuais.
Em vez de ficar discutindo qual Ritual é a verdadeira Umbanda, devemos ter esse entendimento que ela e plural e que está tudo bem com isso, o que realmente importa são os fundamentos específicos de cada vertentes e respeitá-los.
Nosso Ritual é descendente da Makumba Carioca, então ficamos nesses ensinamentos Ancestrais e nos baseamos somente neles.
Viva a diversidade!
Salve nossos Ancestrais! Salve aqueles que vieram antes de nós!